relatório do borato de etila
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
LABORATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA
RELATÓRIO PREPARAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DO BORATO DE ETILA
Certos compostos, chamados de ésteres, podem ser preparados a partir de um ácido e um álcool (normalmente um ácido carboxílico). Eles são muito empregados na indústria do sabor e odor, embora não sejam estáveis em água por um longo tempo, hidrolisando com a liberação de um álcool e um ácido, que podem ter odor desagradável. Na esterificação o equilíbrio é atingido muito lentamente,necessitando de catalisadores como o ácido sulfúrico e ácido clorídrico.
Para pesquisar boratos, evapora-se a solução acética até a secura e em uma cápsula adiciona-se ao resíduo metanol ou etanol mais ácido sulfúrico, e aquecesse a mistura para ocorrer à formação de borato de metila ou borato de etila volátil.
MATERIAIS
Vidrarias e equipamentos:
1. Tubo de ensaio
2. Tela de amianto
3. Manta aquecedora
4. Pipeta
REAGENTES
1. Álcool etílico
2. Ácido bórico
3. Ácido sulfúrico concentrado
METODOLOGIA
Em um tubo de ensaio, colocou-se de 1 a 2 gramas de ácido bórico e juntou-se 5 ml de álcool etílico e mais 0.5 ml de ácido sulfúrico concentrado. Em seguida aqueceu-se à mistura cuidadosamente até a ebulição, deixando que se desprendessem vapores pela boca do tubo de ensaio (Acetato de boro) e inflamando os vapores com cuidado, identificamos a formação do borato de etila através da coloração da chama.
RESULTADO
O desprendimento destes compostos pode ser reconhecido por serem inflamáveis e suas chamas apresentam coloração verde e amarela respectivamente.
CONCLUSÃO
As chamas ficaram verde amareladas,identificando assim a formação do borato de etila,inflamando os vapores desprendidos do tubo de ensaio.
REFERÊNCIAS
http://www.infoescola.com/quimica/sintese-do-acetato-de-etila-e-do-borato-de-etila/
Apostila de Química orgânica experimental 2012.1 da UEPB