Apostila 2014
APOSTILA DE AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA ORGÂNICA
PROF. Dr. LEONARDO RAMOS PAES DE LIMA
IPATINGA – MG
FEVEREIRO – 2014
1
1: INFORMAÇÕES GERAIS
a)
b)
c)
d)
Os objetivos fundamentais das Práticas de Química-Orgânica são:
Fornecer ao aluno uma contextualização dos conteúdos teóricos, de preferência, atrelados ao futuro desenvolvimento de sua atividade profissional.
Desenvolver no aluno uma cultura científica adequada, no trato dos aspectos acadêmicos e pessoais, enquanto presente no laboratório.
Promover a interação entre alunos, professores e técnicos, para resolver com eficiência, as situações emergentes no desenvolvimento dos trabalhos práticos.
Desenvolver uma postura profissional do aluno, através discussões e avaliação dos conceitos tratados.
1.1. Procedimento no Laboratório.
Para o desenvolvimento das aulas práticas sugerimos a formação de grupos de no máximo quatro alunos. Estes grupos serão formados conforme as preferências pessoais e não sofrerão alterações durante o semestre, exceto por motivos especiais.
1.1.1. Obrigações do Aluno:
Preparar-se corretamente para a realização da aula prática, lendo o roteiro e as bibliografias sugeridas quando seja necessário, para que possa desenvolver com segurança as tarefas solicitadas, no roteiro.
Procurar organizar o grupo de trabalho, no sentido de dividir as tarefas (em forma de rodízio) de cada prática. O grupo deve manter um caderno de laboratório atualizado em relação às anotações de dados, fluxogramas, cálculos, gráficos e resposta das questões solicitadas. Confeccionar o relatório (um relatório por grupo de trabalho), levando em consideração as sugestões que serão fornecidas adiante. Este relatório deverá ser entregue antes do início da aula seguinte. Fora deste prazo, este não será mais aceito.
Usar avental, limpar o material da bancada e dos equipamentos, será uma prática obrigatória do aluno, que será conferida e avaliada,