Analise química
Introdução Teórica As análises volumétricas fundamentam-se em fato simples: quando as substâncias reagem entre si, resultando em um processo químico, o número de equivalentes-grama de uma dessas substâncias é igual ao número de equivalentes-grama de qualquer outro participante da reação.
Se o volume V de uma solução de normalidade n e massa do soluto igual a m reage com outra solução (V’, N’, m’), temos: n = n’
VN = VN m/E = m’/E’
VN = m’/E’
Uma solução cuja normalidade seja conhecida com precisão de três casas decimais é chamada de solução padrão.
O ácido clorídrico, HCl, também chamado de cloridreto ou gás clorídrico, é uma substãncia gasosa quando à temperatura ambiente. Dissolvendo-o em água, obtém-se uma solução saturada cuja concentração varia entre 36 e 37%, que é chamada de ácido clorídrico. Para limpezas domésticas constuma-se usar um líquido chamado ácido muriático, que nada mais é que uma solução razoavelmente concentrada de HCl.
Procedimento Experimental Preparação da solução 0,1N de HCl
Verifique o teor ou dosagem do ácido concentrado que você está usando: ________
Meça a densidade do ácido concentrado (cuidado!!!). __________________________
Agora, calcule a massa de ácido clorídrico necessário para se fazer a solução. m = _________________ g (com 4 casas decimais).
Essa é a quantidade de HCl puro necessária para obtermos 250 mL de solução
0,1N.
Não dispomos de HCl puro (100%), mas sim de uma solução que contém 36% desse ácido. Calcule a massa de HCl a 36% necessária para se obter a solução desejada m = ________________ g (com 4 casas decimais).
Como o ácido clorídrico concentrado é muito volátil e corrosivo, é inconveniente e difícil pesá-lo. Para isso, usaremos a densidade.
1
Usando a densidade medida,