Análises química
Análise química é o conjunto de técnicas de laboratório utilizadas na identificação das espécies químicas envolvidas em uma reação, como também a quantidade dessas espécies.
A análise química pode ser qualitativa, quando o que se deseja é determinar quais são os elementos que compõem uma determinada amostra, ou quantitativa, cujo objetivo é especificar a proporção de cada um dos componentes presentes na amostra.
As técnicas de análise qualitativa baseiam-se na prática de reações químicas entre grupos distintos de compostos, denominada marcha analítica de separação de cátions (espécies químicas carregadas positivamente) e de ânions (espécies químicas carregadas negativamente), a análise quantitativa fundamenta-se na realização de reações químicas em cadeia, as quais, com o auxílio de operações físicas (combustão, lavagem, filtração etc.), resultam no isolamento de um determinado elemento em sua forma iônica.
Neste artigo vamos discorrer sobre as técnicas de análises quantitativas. As técnicas mais utilizadas, dentro do campo da análise quantitativa são a volumetria, baseada na medição de volumes e a gravimetria, através da qual se determina a composição de uma substância mediante pesagens.
2. VOLUMETRIA
A análise química quantitativa denominada de análise volumétrica ou volumetria consiste em determinar a concentração de uma solução a partir de uma solução padrão. A volumetria pode existir de várias formas, ela é classificada de acordo com o tipo de reagente utilizado:
2.1 Volumetria por precipitação
A volumetria de precipitação consiste na formação, através de reações, de compostos de solubilidade limitada, ou seja, a formação de sais pouco solúveis. São bastante numerosos os métodos volumétricos de precipitação com caráter especifico.
Algumas condições devem ser alcançadas para a validade de resultados:
A reação deve ser de estequiometria conhecida.
Deve haver total reação entre o agente precipitante e o íon.
Tornar-se