Estudante
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS
QUÍMICA ANALÍTICA APLICADA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
POR
MÔNICA COSTA DE OLIVEIRA
Professor: José Gildo de Lima
RECIFE, FEVEREIRO/2013
1. INTRODUÇÃO
Os métodos utilizados para a detecção de ânions não são tão sistemáticos como os para os cátions. Não existe realmente um esquema satisfatório que permita a separação dos ânions comuns em grupos principais, e a subseqüente separação inequívoca, em cada grupo, de seus componentes independentes. Eles podem ser separados de acordo com as solubilidades dos seus sais de prata, de cálcio ou de bário e dos sais de zinco; mas estes grupos podem ser considerados úteis apenas para dar indicação das limitações do método e confirmação dos resultados obtidos por processos mais simples. Sabe-se ainda que na prática, alguns ânions podem pertencer a mais de uma das subdivisões, já que não se têm bases teóricas.
Grupo I ou Classe A: os que envolvem a identificação por produtos voláteis obtidos por tratamento com ácidos.
Esse grupo se subdivide em:
I. Gases desprendidos com ácido clorídrico ou ácido sulfúrico diluídos: carbonato (CO32-), hidrogenocarbonato (bicarbonato) (HCO3-), sulfito (SO32-), tiossulfato (S2O32-), sulfeto (S2-), nitrito (NO2-), hipoclorito (OCl-), cianeto (CN-) e cianeto (OCN-).
II. Gases ou vapores desprendidos por tratamento com ácido sulfúrico concentrado. Incluem os de I e mais os seguintes: fluoreto (F-), hexafluorsilicato ([SiF6]2-), cloreto (Cl-), brometo (Br-), iodeto (I-), nitrato (NO3-), clorato (ClO3-), perclorato (ClO4-), permanganato (MnO4-), bromato (BrO3-), borato(BO33-), hexacianoferrato (II) ([Fe(CN)6]4-), hexacianoferrato (III) ([Fe(CN)6]3-), tiocianato (SCN-), formiato (HCOO-), acetato (CH3COO-), oxalato ((COO)22-), tartarato (C4H4O62-) e citrato (C6H5O73-).
Grupo II ou Classe B: os que dependem de reações em solução.
Esse grupo se