relatório de síntese
NÚCLEO DE SAÚDE
RELÁTORIO: DISCIPLINA DE PLANEJAMENTO E SÍNTESE MOLECULAR
AULA PRÁTICA – SÍNTESE DA ACETANILIDA E EXTRAÇÃO DO PARACETAMOL
CURSO: FÁRMACIA
TURMA:
DICICIPLINA: PLANEJAMENTO E SÍNTESE MOLECULAR
PROFESSOR:
ALUNOS:
DIREÇÃO ACADÊMICA
NÚCLEO DE SAÚDE
1. INTRODUÇÃO E OBJETIVOS
A descoberta se deu por volta 1886, o que seria a base para o paracetamol causa de um erro cometido por uma farmácia durante manipulação de um “remédio”, o “remédio” obtido foi a acetanilida, um derivado da anilina, usada como corante na indústria. Este remédio acidentalmente descoberto foi então chamado antifebrina, pois tinha ação antipirética, ou seja, contra febre.
A antifebrina, no entanto, era tóxica, tal como o ácido salicílico, que era campeão de vendas na época. Iniciou-se então uma busca pela obtenção de derivados menos tóxicos de tais medicamentos. Em 1948, Julius Axelrod e Bernard Brodie descobriram que a Acetanilida provoca metahemoglobulinemia, danos ao fígado e aos rins.
Por apresentar uma ação fisiológica a acetanilida é um antipirético, potente analgésico e antiespasmódico, pois diminui a ação reflexa, contração involuntária da medula espinhal e inibe a sensibilidade dos nervos, aumenta a pressão arterial e diminui muito o ritmo cardíaco. Também possui uma ação diurética, estimulante cerebral, muscular e vasomotor, seu efeito analgésico não difere muito da aspirina, possui apenas fraca atividade anti-inflamatória, é um poderoso diaforético, pode provocar transpiração, sedativo cerebral, o pulso se torna lento e frequentemente seguido de um sono tranquilo.
A preparação da acetanilida ocorre através da reação entre a anilina e um derivado de ácido carboxílico, neste caso o anidrido acético , na presença de uma solução tampão de ácido acético/acetato. Como a reação é dependente do pH, este tampão fornece o pH ótimo para que a