Relatório-Síntese da Aspirina
Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara
2ª e 3ª Experiências: Preparação e Purificação de Compostos Orgânicos Representativos I – Reação de Acilação: Preparação da Aspirina e Purificação por Recristalização.
Alunas: Ana Paula Cardoso e Vivian Soares da Silva
Objetivos
Tem-se como objetivo utilizar a técnica de cristalização a fim de sintetizar a aspirina e realizar a sua purificação. Além de definir aspectos físico-químicos do produto bruto e purificado.
Discussão
Tubo 1: Cristais de fenol
Tubo 2: Cristais de ácido salicílico
Tubo 3: Cristais obtidos
O teste de presença de fenol é um teste qualitativo a fim de verificar se há presença de ácido salicílico nos cristais obtidos. É comparada a coloração obtida em cada tubo, no qual, se houver presença de fenol ou ácido salicílico na amostra, a solução apresentará a coloração violeta de acordo com a característica do complexo entre o fenol e o ferro, porém, se não for constatada a presença de fenol, ela apresentará uma coloração castanha. No caso do teste realizado, a amostra do tubo 3 apresentou a coloração castanho claro, sendo assim, conclui-se que não há presença de ácido salicílico.
Cálculo do rendimento
Dados: Ácido salicílico = 138,12 g/mol
Ácido acetilsalicílico = 180,15 g/mol
Sabendo que a relação de ácido salicílico e ácido acetilsalicílico é de 1:1, temos:
g
Cálculo do rendimento do produto bruto:
Dados: (1) Massa da placa de Petri + filtro = 53,02 g
(2) Massa da placa de Petri + filtro + ácido acetilsalicílico = 53,73 g
Logo, a massa obtida = 0,71 g
Sendo assim,
Rendimento
Justificativa para o rendimento experimental obtido
O rendimento obtido de 27,08% pode ser explicado levando em consideração a preparação do composto. Em todo o experimento devem-se considerar as perdas dos reagentes devido às vidrarias utilizadas, pois não é possível utilizar todo o reagente coletado, afinal, resquícios destes ficam retidos nas vidrarias.