Síntese e caracterização da aspirina
RELATÓRIO 12
Síntese e Caracterização da Aspirina
Nome: Mayara Prado de Oliveira No.USP: 7275900
Nome: Roberta Teixeira Polez No.USP: 7275959
Professor: Dr. Fábio Henrique Barros de Lima
Data: 14 / 05 /2010
Parte A: Síntese do Ácido Acetilsalicílico (aspirina)
1. Descrever o procedimento utilizado para a síntese do ácido acetilsalicílico (Aspirina).
A princípio foi preparado um banho de água para a acetilação do ácido salicílico. O sistema foi montado de modo que o béquer com água se dispunha sobre o bico de bünsen sendo apoiado em uma tela de amianto; e o erlenmeyer era segurado por uma garra em um suporte universal.
Ao erlenmeyer de 125 mL foi adicionado 10 g de ácido salicílico, medido em uma balança analítica com três casas decimais; e em seguida foram colocados 16 mL de anidrido acético com auxílio de uma proveta. Por fim foram adicionadas 10 gotas de ácido sulfúrico concentrado. A mistura foi agitada, ao ser emergida dentro do béquer contendo água em ebulição.
Após todo o ácido salicílico ser dissolvido, o erlenmeyer foi removido do banho de água quente e a ele foram adicionados 50 mL de água gelada. A solução foi então deixada em repouso para que ocorresse a formação de cristais.
Em seguida 6 g de ácido acetilsalicílico foram pesados e dissolvidos em 20 mL de álcool etílico em um erlenmeyer de 125 mL. A mistura foi levada ao banho de água quente e após todo o soluto ser dissolvido completamente, o erlenmeyer foi retirado do banho e em seguida foi adicionado a ele 50 mL de água morna (50ºC) e deixado em repouso para que acontecesse a formação de cristais.
Por fim as duas amostras de cristais do ácido acetilsalicílico foram filtradas a vácuo em água gelada e levadas a estufa para serem secas. As massas finais de ácido acetilsalicílico foram pesadas para calcular o rendimento percentual da aspirina.
2. Calcular o rendimento percentual