RELATÓRIO SÍNTESE DE POLÍMEROS
DANILLO RODRIGUES, EDUARDO PAULINO, FERNANDO COELHO E LUCAS NATANAEL
TECNOLOGIA DOS POLÍMEROS
Niquelândia, Março | 2014
DANILLO RODRIGUES, EDUARDO PAULINO, FERNANDO COELHO E LUCAS NATANAEL
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: Síntese de Polímeros
Trabalho referente à componente de Tecnologia dos Polímeros do 3° ano/período do curso de Técnico em Química da Unidade Integrada SESI SENAI – EBEP. Realizado pelos alunos: Danillo Rodrigues, Eduardo Paulino, Fernando Coelho e Lucas Natanael.
Orientadora: Poliana Alves
Niquelândia, Março | 2014
1. INTRODUÇÃO – FUNDAMENTOS TEÓRICOS
Polímeros são macromoléculas em que existe uma unidade que se repete, chamada monômero. O nome vem do grego: poli = muitos + meros = partes, ou seja, muitas partes. A reação que forma os polímeros é chamada de polimerização.
Para demonstrar a importância do estudo dos polímeros, basta mencionarmos que a variedade de objetos a que temos acesso hoje se deve à existência de polímeros sintéticos, como por exemplo: sacolas plásticas, para-choques de automóveis, canos para água, panelas antiaderentes, mantas, colas, tintas, chicletes, etc.
O termo resina (“resin”) foi inicialmente aplicado a exsudações de plantas, que se apresentam sob forma de gotas sólidas ou como líquidos muito viscosos, de cor amarelada, transparentes, encontradas no tronco de árvores como o pinheiro, o cajueiro, a mangueira, etc. São materiais solúveis e fusíveis de peso molecular intermediário a alto, que amolecem gradualmente por aquecimento e são insolúveis em água, porém solúveis em alguns solventes orgânicos. Por assimilação, esse termo é também empregado para designar polímeros sintéticos, que quando aquecidos, amolecem e apresentam o mesmo tipo de comportamento.
As resinas sintéticas