Relatório de saponificação
Objetivos:
Aprender e entender o processo de fabricação de um sabonete líquido
Introdução:
Sabonete é um produto utilizado para higiene pessoal e lavar pequenos objetos. É composto de uma mistura de reagentes e diferentemente do sabão não é formado a parte de uma reação de um hidróxido e um ácido graxo. Seu poder detergente é determinado pela presença de um tensoativo, muitas vezes o sulfato de sódio. Este é acompanhado de outros incrementos a fim de melhorar a qualidade e deixá-lo mais atraente aos sentidos do consumidor
Materiais:
Proveta 500 ml
Béquer 1000 ml
Espátula
Pera
Bastão de Vidro
Pipeta Graduada 10ml
Reagentes:
Base para Sabonete líquido
Anfótero
Cloreto de Sódio
Corante
Essência
Água
Procedimento:
Coloque a água em um recipiente e dissolva a base para sabonete líquido. Em seguida, adicione o Anfótero.
Adicione o sal até atingir a viscosidade adequada;
Adicione o corante e essência a gosto.
Discussão:
A partir da análise da composição do sabonete líquido produzido é possível inferir que o agente base para sabonete líquido possui a função estética dando efeito de movimento à mistura. O Anfótero é colocado na composição a fim de hidratar a pele deficiente em lipídeos retirados pelo princípio ativo do detergente. O cloreto de sódio é adicionado para aumentar a viscosidade do produto realizando interações químicas com os outros componentes da mistura. Corante e essência são adicionados para fins estéticos dando cor e cheiro, respectivamente, mais agradáveis aos sentidos humanos. A água tem a função de homogeneizar os constituintes da mistura e ajudar no processo de limpeza.
Abaixo está representada a fórmula estrutural de um dos princípios ativos mais utilizados na fabricação de sabonete líquido, o sulfato de sódio. É possível perceber que sua fórmula apresenta uma parte apolar (cadeia carbônica) e uma parte polar (ligação iônica entre oxigênio e sódio).
É possível perceber que sua fórmula apresenta uma parte