Relatório sobre Saponificação
Química Orgânica I – Professora Daniela
Alunos: Bruna Baumann, Kelvin Luciano e Luciane Troian
SAPONIFICAÇÃO COM ÓLEO VEGETAL
Blumenau, maio de 2014
Saponificação é o processo de fabricação de sabão. Consiste na hidrólise básica de lipídeos, mais precisamente triglicerídeos (óleos vegetais ou gorduras) mediante a adição de uma base forte e facilitado com aquecimento.
Cada molécula de triglicerídeo se quebra em uma molécula de glicerina e em seus três ácidos graxos correspondentes. O sabão resultante é um sal de ácido carboxílico e por possuir uma longa cadeia carbônica em sua estrutura molecular, é capaz de se solubilizar tanto em meios polares quanto em meios apolares.
Para a realização da prática, foi pipetado 18mL de etanol + 18mL de água destilada em um Becker de 100mL. Após, foi pesado 10g de NaOH em um Becker de 100mL e diluído no Becker inicial com a solução. Foi pesado também em um Becker de 40mL, 10g de óleo vegetal virgem. A solução do Becker inicial e o óleo foram colocados em um Becker de 250mL e colocados à repouso.
Em um Becker de 1000mL foi colocado 400mL de água para aquecer na chapa aquecedora por 30 minutos. Assim, foi pesado 50g de NaCl em um Becker de 100mL e diluído em um Becker de 600mL com 150mL de água destilada. Também foi preparado, em um Becker de 40mL, 20mL de água destilada e 20mL de etanol.
A solução do Becker inicial foi derretida em banho-maria no Becker de 1000mL com a água aquecida. Após o derretimento da superfície, sendo sempre agitado com o bastão de vidro, aos poucos se foi adicionando a solução de água/etanol até fechar 30 minutos.
A solução é colocada em banho de gelo, sendo sempre agitada por 30 minutos.
A filtração da solução foi realizada pelo estagiário por motivo de falta de tempo. Mas, foi realizada utilizando a bomba de vácuo ligada no kitassato com o funil de Büchner e o filtro de papel. Sendo adicionada aos poucos a solução e agitando para que ocorra a