estágiario
Campus Porto Alegre
Relatório de aula prática
Processos Bioquímicos
Professora Alessandra Nejar Bruno e Sharon Schalup
QUÍMICA DE LIPÍDEOS:
SAPONIFICAÇÃO
Alunos: Mauricio Xavier Dornelles
Tatiane Lanil Magnani
Vinicius Ziebell Noronha
Porto Alegre, junho de 2013.
Resumo
O presente relatório apresenta os dados e conclusões obtidas a partir de experimentos que pretendem realizar reações necessárias para a formação de sabões. Também, pode-se conhecer o comportamento de sabões em solução aquosa com e sem a presença de gorduras. Para tanto, foram realizadas três técnicas diferentes: primeiramente, a saponificação de lipídeos, a estabilização de uma emulsão e a precipitação de sabões e liberação de ácidos graxos. Os resultados obtidos permitiram concluir que, .... continue Maurício!
Introdução Os lipídeos definem um conjunto de substâncias químicas que, ao contrário das outras classes de compostos orgânicos, não são caracterizadas por algum grupo funcional comum, e sim pela sua alta solubilidade em solventes orgânicos e baixa solubilidade em água. Fazem parte de um grupo conhecido como biomoléculas. Os lipídeos se encontram distribuídos em todos os tecidos, principalmente nas membranas celulares e nas células de gordura. A hidrólise ácida dos triacilglicerídios leva aos correspondentes ácidos carboxílicos - conhecidos como ácidos graxos. Este grupo é geralmente chamado de lipídeos saponificáveis, porque a reação destes com uma solução quente de hidróxido de sódio, por exemplo, produzem o correspondente sal sódico do ácido carboxílico, isto é, o sabão [1].
O teste de saponificação identifica a presença de ácido graxo utilizando uma amostra lipídica na presença de base como KOH ou NaOH. Saponificação é a reação química entre um ácido graxo existente em óleos ou gorduras com uma base, ou seja, a hidrólise básica de um éster (ácido graxo) com uma base