Questões grupos da tabela
Faz-se presente na natureza sob a forma de três isótopos estáveis: o oxigênio 16 (presente em 99,75% das ocorrências no meio ambiente); o oxigênio 17 (0,37% das ocorrências) e o oxigênio 18 (0,20% das ocorrências). O oxigênio aparece como substância elementar em duas variedades alotrópicas: o oxigénio natural (segundo constituinte do ar) e o ozono O3. O oxigênio é abundante em sua forma diatômica (significa que o oxigênio é encontrado na natureza comumente sob a forma de dois isótopos do mesmo tipo combinado), representado pela fórmula O2.
2. Quais as principais propriedades físicas e químicas do Oxigênio?
O oxigênio mostra várias diferenças em relação ao resto do grupo. Estes estão associados ao seu tamanho menor, eletronegatividade mais alta, e a falta de orbitais d disponíveis para formar ligações comparado com o resto. A temperatura e pressão atmosférica o oxigênio é um gás incolor, mas é azul pálido quando condensado a líquido a -183º C. 3. Descreva um processo industrial de obtenção do Oxigênio .
Oxigênio é comercialmente produzido em escala industrial pela destilação fracionada do ar líquido (veja separação de Nitrogénio do ar liquefeito). O gás produzido por este método contém traços de N2, Ar e outros gases. Certas vezes, é preparado em escala laboratorial aquecendo KClO3 e com MnO2 como catalisador. Ou aquecendo NaClO3 a 150 ºC com o mesmo catalisador MnO2 produzindo pequenas quantidades que podem ser empregadas para respiração de emergência em aeronaves.
4. Qual a principal forma alotrópica do oxigênio? Qual é sua estrutura? Comente suas propriedades químicas.
Dizemos então, que o Oxigênio possui duas formas alotrópicas: O2 (oxigênio) e O3 (ozônio). O gás oxigênio é fundamental para todo ser aeróbico, ou seja, todos aqueles que respiram, formam óxidos e são fundamentais para a vida.
5. Consulte a