Química Geral
149
Módulo 1: Modelos atômicos de Dalton e Thomson
Ano
Filósofo
Modelo atômico
Demócrito fundou e difundiu a teoria atômica ou do atomicismo junto com seu mestre Leucipo, atribuindo aos átomos a propriedade do peso e postulando sua divisão em “partes mínimas”, além de uma “espontaneidade interna”, que, em termos morais, explicava a liberdade de um indivíduo.
478 a.C.
(Aprox.)
Descobrimento empírico
De acordo com a teoria atomística, tudo o que existe é formado por partículas indivisíveis e invisíveis que foram chamadas de átomos (do grego significa “a”, não e
“tomo”, divisível: átomo = indivisível).
Descobrimento experimental
Modelo atômico
Durante o século XVIII e princípios do
XIX muitos cientistas investigaram os diferentes aspectos das reações químicas, explicando as leis clássicas da Química.
Lei da conservação das massas: massa dos reagentes = massa dos produtos
A imagem do átomo proposta por Dalton em sua teoria atômica, para explicar estas leis, é essa de partícula esférica, indivisível e imutável, muito pequena, igual a si em cada elemento químico.
Modelo atômico de Dalton:
Demócrito
Ano
Cientista
AFP / ROGER_VIOLLET
1808
+
+
John Dalton
AFP / ROGER_VIOLLET
1897
Por meio de experimentos demonstrou que dentro dos átomos há partículas minúsculas, com carga elétrica negativa, que foram chamadas de elétrons.
–
+
Desta descoberta deduziu que a matéria era formada por átomos, esferas carregadas com carga positiva, com os elétrons
(negativos) incrustados, que comparou com um “pudim de passas”.
Modelo atômico de Thomson:
Elétron
Fluido positivo J.J. Thomson
Exercícios de Aplicação
EM1D-08-12
1. O ser humano, desde a Antigüidade, questionou-se de o que é feito o mundo em que vive. As primeiras idéias que explicavam essa indagação datam do século V a. C. quando os filósofos gregos elaboraram as primeiras noções a respeito da natureza do