relatório de saponificação
Pedro Henrique Nunes Pinto – 01410456
Universidade do Vale do Paraíba, Laboratório de Química Experimental I, Prof. Valdirene, 19 de Novembro de 2014.
1. RESUMO
No experimento foi realizada uma reação de saponificação, que ocorre em decorrência da hidrólise alcalina de uma gordura animal ou vegetal. Pesou-se 1,5g de NaOH, adicionou-se água destilada, 10mL de álcool e de óleo comestível, levou-se a mistura ao fogo baixo até que entrasse em ebulição, adicionando em seguida NaCl. Depois de pronto, diluiu-se 1g do produto em 20mL de água, dividindo a solução em 4 tubos de ensaio. No primeiro adicionou-se 5mL de água, no segundo 5mL de Na++, no terceiro gotas de óleo e no quarto gotas de fenolftaleína. Podendo verificar através de suas reações, respectivamente, formação de espuma (boa solubilidade), pedaços de sabão na solução (solubilidade ruim por conta da água dura), aspecto leitoso da solução (emulsão pela quebra da tensão superficial) e mudança de cor (tom róseo, indicando a presença de uma base).
2. INTRODUÇÃO
O sabão é um produto utilizado para lavar/limpar/desengordurar. Hoje em dia sua apresentação é bem variada, que aparece desde barras sólidas até líquidos viscosos e colorida.
A reação química que produz o sabão é chamada de Saponificação. Suas principais etapas são em pastagem, clarificação, purificação, resfriamento, corte cunhagem, embalagem e armazenamento.
Olhando do ponto de vista químico, se trata de um produto obtido através de uma Hidrólise Alcalina de uma gordura animal ou vegetal. Sua principal característica (química) é a formação de micelas, durante o seu processo de produção, que são aglomerados esféricos de ânions carboxilatos que estão espalhados por toda sua faze aquosa.
No interior de suas micelas, permanecem as cadeias de alquila (em meio apolar); enquanto no exterior das mesmas, permanecem os grupos de carboxilato (em meio polar). Dessa forma, a parte polar da molécula de sabão é a