relatorio saponificaçao
Departamento de Química
Disciplina: Química Orgânica e Biológica
Docente:
Discentes:
PREPARAÇÃO DE SABÕES
1. METODOLOGIA E PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
A preparação de sabões pode ser realizada por diversas matérias primas, uma delas é a gordura animal. As gorduras mais comuns para esta preparação são a banha e sabão de origem animal, além de óleo de coco, palma e oliva.
A característica do sabão deve-se muito ao número de instaurações e ao tamanho da cadeia.
Figura 1: Processo de Saponificação.
Para a preparação de sabões foram pesados aproximadamente 10 g de banha de porco ou banha vegetal em um béquer 250 ml. Após está pesagem foi colocado em banho-maria até fundir e adicionado lentamente uma solução de NaOH preparada com 5g de NaOH em 20 ml de água e 20 ml de etanol. Esta preparação em banho-maria permaneceu 45 minutos com agitações.
Em seguida foi preparado 40 ml de uma solução 50:50% contendo etanol:água e adicionado em pequenas porções por aproximadamente 1 hora sobre a mistura reacional.
Paralelamente a todo o processo, uma solução de 50 g de cloreto de sódio em 150 ml de água destilada foi preparada em um béquer. Para toda a diluição do sal presente, esta mistura foi aquecida e deixou-se esfriar em à temperatura ambiente.
Por fim, foi despejada a mistura saponificada sobre os 100 ml de solução salina e lavado o béquer com 50 ml restantes da solução e foi acoplada a primeira solução. Agitou-se por alguns minutos e foi esfriado em banho de gelo e filtrado a vácuo e lavado com duas porções de água destilada gelada.
OBJETIVOS
A prática teve como objetivo a produção de sabão a partir de banha vegetal.
2. RESULTADOS E DISCUSSÃO
3. CONCLUSÃO
A facilidade de obtenção e o baixo custo, aliados a ótimas características químicas, fazem das gorduras uma das principais matérias-primas na produção de sabões, o que faz com que esse processo de produção seja