Relatório de prática comportamental i
FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS E LETRAS
TRABALHO DE PRÁTICAS DE TEORIA COMPORTAMENTAL I
PSICOLOGIA 2º PERIODO
ACADÊMICOS: Ediana L. Almeida RESULTADOS DOS EXPERIMENTOS REALIZADOS NA DISCIPLINA PRÁTICAS DE TEORIA COMPORTAMENTAL I
No experimento Observação do Nível Operante, Caixa de Skinner, o sujeito experimental número 5, farejou 58 vezes, levantou-se 22 vezes, limpou-se 10 vezes tocou a barra 6 vezes e pressionou-a 4 vezes. Conforme pode ser visto na figura1.
Figura 1. Nível Operante do sujeito experimental número 5.
No experimento Treino ao Bebedouro, o sujeito experimental número 5 consumiu 288 gotas de água, conforme pode ser visto na figura 2. Figura 2. Consumo de água do sujeito experimental número 5.
No experimento Modelagem do Comportamento de Pressionar a barra e CRF, o sujeito experimental número 5 consumiu 286 gotas de água, conforme pode ser visto na figura 3.
Figura 3. Modelagem da resposta do sujeito experimental número 5.
No experimento Manutenção do Comportamento de Pressionar a Barra e Esquema de Reforçamento Intermitentes em Razão Fixa, o sujeito experimental número 5, pressionou a barra nos dez primeiros minutos 163 vezes, e após isso, dos onze aos vinte minutos pressionou-a 26 vezes, recebendo água apenas se pressionasse a barra três vezes. Portanto, a barra foi pressionada ao total 260 vezes, conforme pode ser visto na figura 4.
Figura 4. Manutenção do Comportamento de Pressionar a Barra – CRF e Esquema de reforçamento Intermitentes em Razão Fixa do sujeito experimental número 5.
No experimento Extinção do Reforçador, o sujeito experimental número 5, pressionou a barra nos dez primeiros minutos 12 vezes não sendo reforçado com nenhuma gota de água nesse período, em seguida, ficou um período de 5 minutos sem nenhum pressionamento à barra e após isso, voltando a receber água a cada vez que pressionasse a barra. A barra foi pressionada ao