Recrutamento e Seleção
D I S C
História
No início dos anos 20 um psicólogo americano, William Moulton Marston desenvolveu uma teoria para explicar as respostas emocionais das pessoas. Até então, trabalhos deste tipo restringiam-se a indivíduos considerados deficientes mentais, mas Marston sonhava em estender estas idéias para avaliar o comportamento de todas as pessoas.
Para testar suas teorias, ele desenvolveu sua própria técnica para medir estilos comportamentais e de personalidades, utilizando-se de quatro fatores importantes: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade. Das iniciais em inglês destas palavras (Dominance, Inducement, Submission, Compliance), surgiu a sigla DISC, que dá nome a esta técnica.
Em 1926, Marston publicou suas descobertas em um livro intitulado “As Emoções das Pessoas Normais”, que incluía uma breve descrição do sistema desenvolvido por ele. Logo, o método DISC cresceu até se tornar a ferramenta de análise comportamental mais utilizada no mundo.
O que é o método DISC
O Método DISC não é um simples “Teste de Personalidade”, como as extensas análises disponíveis no mercado. Trata-se de um estilo objetivo de previsão comportamental, que trabalha apenas com quatro fatores-chave: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade
Podemos caracterizar estes fatores como assertividade, comunicação, paciência e estrutura. Tais aspectos identificam tendências do comportamento humano e são ideais para aplicação na área de Recursos Humanos.
Enquanto uma bateria completa de testes normalmente contém centenas de perguntas e leva horas para ser concluída, um questionário de perfil DISC apresenta até 24 questões, que podem ser respondidas em quinze minutos ou menos. Isto confere agilidade, pois a interpretação dos resultados não depende de especialistas. Com muita objetividade, os resultados DISC são bem definidos e sua interpretação é praticamente automatizada.
Benefícios do DISC para o Recrutamento e