Gestão de mkt - atividade 3
0,2 em 0,2 pontos Kotler (2006) sugere que é importante desenvolver diferenças significativas para distinguir a oferta da empresa dos seus concorrentes. As oportunidades de diferenciação variam com o setor e o mercado. Quando a empresa ou produto procura diferenciar por sua identidade, caracteriza como diferenciação por:
Resposta
Resposta Selecionada: e.
Imagem
Resposta Correta: e.
Imagem
Feedback da resposta:
A imagem é como que os clientes a veem a empresa e os produtos, e pode ser construída ou reforçada a partir de Símbolos ou da Mídia.
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos Ventiladores Spirit
O empresário carioca Felipe Pech, de 51 anos, nunca se conformou com a imutabilidade dos ventiladores. Há décadas, o que se via no mercado eram as mesmas hélices brancas, protegidas por grades de plástico. A pasmaceira se repetia nos modelos de teto. "Eu achava que havia mercado para modelos mais criativos", diz ele. Movido por essa convicção, Pech largou o cargo de executivo num grande magazine, abandonou sua carreira de 20 anos no varejo e juntou 300.000 reais, entre suas economias e de alguns investidores. Em 2002, lançou o Spirit (ao lado), o primeiro ventilador de teto brasileiro com duas pás, em vez das três ou quatro tradicionais. E, além disso, lançou a novidade em cores vibrantes, como verde-limão, abóbora e rosa-choque. "O produto agradou logo de cara", diz Pech.
A aerodinâmica do Spirit foi inspirada na hélice do avião usado pelo americano Charles Lindbergh, o primeiro a atravessar o oceano Atlântico num vôo‐solo, em 1927. A aeronave -- o Spirit of Saint Louis -- deu nome ao produto e à própria empresa.
Guardadas as devidas proporções, pode-se dizer que o Spirit também foi pioneiro, pois permitiu à empresa desbravar um mercado até então dominado por grandes marcas, como Arno e Electrolux. No primeiro ano, foram vendidas 75.000 unidades. No seguinte, as vendas dobraram. A expectativa era que, em 2006, fossem vendidos 280.000