Gestão estratégica de pessoas
Nome: Jéssica Cristina Morales – RA: 201002114 – Turma: 4CADN
1. Conforme os princípios das abordagens culturalistas, de que modo às organizações de trabalho podem ser concebidas?
Resposta: Sempre que pensamos em uma organização, somos remetidos a pensar em uma coletividade, um grupo de pessoas interligadas que estão se relacionando e integrando um sistema, nessas construções sociais ocorre uma passagem do plano individual para o plano coletivo porque os pensamentos e as ações das pessoas vão sendo compartilhados coletivamente, concebendo uma organização de trabalho.
2. O que significa afirmas que as organizações de trabalho são formadas pro meio de realidades sociais historicamente construídas?
Resposta: Quer dizer que cada membro desse grupo que concebe uma organização, tem uma cultura, uma realidade, uma crença, um jeito de ser diferente do outro, ou seja, todos possuem uma identidade histórica já construída, antes de ser membro desse grupo todas essas pessoas são seres individuais com valores diferentes.
3. O que são interações humanas ou sociais?
Resposta: São as relações de comunicações de indivíduos ou grupos, um simples contato físico não cria uma interação, por exemplo: uma pessoa sentada ao lado de outra no metro, se não houver comunicação não há interação mesmo que uma interfira no comportamento da outra e vice-versa, a interação constitui uma condição indispensável à associação humana.
4. Como o fundador e as colisões internas e externas influenciam a construção organizacional?
Resposta: O fundador é visto como um ponto de referência na organização, sendo reconhecido por sua energia e iniciativa, sua dinâmica esta relacionada à sua personalidade, historia de vida, relações familiares, entre outras coisas, seu comportamento influencia os membros da organização de forma positiva ou negativa relacionados à sua dinâmica, ele precisa ser uma pessoa com espirito de liderança capaz de