Gestão Estratégica de Pessoas
Estes movimentos competitivos resultam das demandas do ambiente externo no qual a empresa opera, bem como das competências e capacidades internas desenvolvidas ou que se pode razoavelmente esperar construir ou adquirir.
Embora os gestores possam adotar práticas de gestão estratégica um pouco diferentes, um bom processo deve incluir uma análise da situação atual dos negócios, a formulação de objetivos e estratégias com base nessa análise e um processo de implementação e de avaliação que assegure o desenvolvimento de cada estratégia e objetivos.
A gestão estratégica de pessoas pode ser utilizada para o desenvolvimento de um plano de treinamento, fazendo com que auxilie no processo decisório de contratação, capacitação, desenvolvimento e retenção de talentos.
Para fazer a Gestão Estratégica de Pessoas, o primeiro passo é fazer um diagnóstico da situação atual da empresa. Com isso, saberemos onde precisa de um alto investimento, onde precisa de um médio investimento e onde não precisa de nenhum investimento. Depois de aplicar as estratégias, faz-se um novo diagnóstico a fim de saber sobre os resultados de tais estratégias.
A Gestão Estratégica de Pessoas é uma boa ferramenta para, além de atingir metas, motivar funcionários, melhorando não só o local de trabalho, mas também o relacionamento entre funcionários.
Fonte: http://www.rh.com.br/Portal/Mudanca/Artigo/5157/gestao-estrategica-de-pessoas.html