Gestão Estratégica de Pessoas
A Revista Exame publicou, recentemente, reportagem sobre o que algumas cidades brasileiras do interior têm feito a fim de promover a empregabilidade dos cidadãos. A revista afirma que “A economia e a oferta de emprego em 48 cidades do interior do país crescem acima da média nacional.” Leia a reportagem correspondente, acessando o seguinte link: . Acesso em: 24 nov. 2013.
Atenção: Não deixe de observar que essa reportagem possui 8 páginas. Use os quadros com números ao final de cada página, para ir para a página seguinte. Leia a reportagem completa.
Agora, recorde que o gestor de pessoas é tido como articulador dos objetivos organizacionais e dos objetivos pessoais dos seus colaboradores, e que, dentre suas muitas funções, estão: o desenho de cargos, a seleção dos novos colaboradores, o treinamento, avaliação de desempenho, gestão do clima e da satisfação laboral.
Assim, com base na leitura da reportagem indicada e considerando todas as indicações que o gestor de pessoas deve seguir em sua função para realizar uma gestão de pessoas estratégica - conforme vimos em nossos estudos -, responda às perguntas propostas abaixo.
a) As especificidades das cidades apresentadas na reportagem podem alterar a metodologia de trabalho de um gestor de pessoas, quando este adota uma gestão estratégica de pessoas? Por quê? (2,0 pontos)
Com certeza, um gestor de pessoas quando adota uma gestão estratégica de pessoas, passa a avaliar a sociedade onde esta empresa está inserida. Quando ocorre um aumento na economia local, gerando mais investimentos e mais consumo por parte da população, a relação interna de uma empresa é alterada também. Um funcionário que possui um poder de consumo ampliado possui um bem estar mais elevado, pois ele pode oferecer mais a sua família, logo seu rendimento profissional aumenta, fazendo com que ele produza mais e tente aumentar sua posição hierárquica na empresa em que trabalha. O gestor por sua vez, precisa estar atento a estas