O que Arranjo Fisico
O arranjo físico de uma operação é a maneira segundo a qual se encontram dispostos fisicamente os recursos que ocupam espaço dentro da instalação de uma operação. Esses recursos podem incluir uma escrivaninha, um centro de trabalho, um escritório, uma pessoa, uma máquina, um departamento ou outros.
Pode-se dizer que, dentro dos limites estabelecidos pela estratégia competitiva da operação, um bom projeto de arranjo físico pode visar tanto eliminar atividades que não agreguem valor, como enfatizar atividades que agreguem:
Minimizar os custos de manuseio e movimentação interna de materiais;
Utilizar o espaço físico disponível de forma eficiente;
Apoiar o uso eficiente da mão-de-obra, evitando que esta se movimente desnecessariamente;
Facilitar comunicação entre as pessoas envolvidas na operação, quando adequado;
Reduzir tempos de ciclo dentro da operação, garantindo fluxos mais linearizados, sempre possível e coerente com a estratégia;
Facilitar a entrada, saída e movimentação dos fluxos de pessoas e materiais;
Facilitar a manutenção dos recursos, garantindo fácil acesso;
Facilitar o acesso visual às operações quando adequado;
Encorajar determinados fluxos (por exemplo, os arranjos físicos de alguns supermercados podem induzir fluxos de clientes de forma a aumentar a exposição dos produtos a eles).
Por que análise de arranjo físico?
A decisão de arranjo físico é uma parte importante da estratégia da operação. Um projeto bem elaborado de arranjo físico será capaz de refletir e alavancar desempenhos competitivos desejáveis.
Quais são os Tipos de Arranjos Físicos?
Os arranjos de forma genérica podem ser classificados como:
Arranjo por processo - cada unidade de trabalho tem seus equipamentos específicos e os produtos devem ser processados em cada uma delas. É o caso de empresas que trabalham com uma alta variedade de produtos e com baixo volume dos mesmos.
Arranjo por produto - é o caso da linha de montagem, os equipamentos estão