Relatório de oxidação
Belo Horizonte, 2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
INSTITUTO UNA DE TECNOLOGIA – UNATEC
CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO AMBIENTAL
CORROSÃO METÁLICA
Relatório apresentado à disciplina de Química Tecnológica como requisito de avaliação parcial para do Curso de Graduação Tecnológica em Gestão Ambiental da UNATEC.
Turma: GAB1AN-BPA
Campus: Barro Preto
INTRODUÇÃO
Foi realizado durante os dias 20, 21, 28 e 29 de agosto, no laboratório do Centro Universitário UNA, experimentos relacionados a corrosão úmida ou eletroquímica.
Corrosão é um termo químico bastante empregado no cotidiano para se referir ao processo de destruição total, parcial, superficial ou estrutural de determinado material causado pela ação do meio. A corrosão pode ser definida como o processo no qual o meio atua sobre determinado material e causa sua deterioração.
Quase sempre, a corrosão metálica (por mecanismo eletroquímico), está associada à exposição do metal num meio no qual existe a presença de moléculas de água, juntamente com o gás oxigênio ou íons de hidrogênio, num meio condutor.
Se tratando de corrosão eletroquímica, são mais frequentes na natureza e se caracterizam basicamente por:
Necessariamente na presença de água no estado líquido;
Temperaturas abaixo do ponto de orvalho da água, sendo a grande maioria na temperatura ambiente;
Formação de uma pilha ou célula de corrosão, com a circulação de elétrons na superfície metálica.
OBJETIVOS
De acordo com materiais disponíveis pelo professor, o objetivo principal deste experimento é estudar a corrosão úmida do ferro em diversas condições experimentais; de mostrar um processo de identificação visual de reações de oxirredução, fazendo um estudo comparativo da corrosão do ferro por diversas substâncias.
PROCEDIMENTOS
Para a realização da experiência, foram gastos os seguintes