CHIAVENATO
Introdução à teoria geral da administração - 05/03/01 - Idalberto Chiavenato
Administração: Teoria, processo e prática - 07/03/01 - Idalberto Chiavenato.
Administração: Introdução ao estudo - 09/03/01 - José Carlos Faria
Administração: Mudanças e Perspectivas - 11/03/01 - Stephen P. Robbins
Revista Exame: edição 729 - 12/03/01 - Editora Abril
Revista "Voce": edição 30 - 13/03/01 - Editora Abril
INTRODUÇÃO
Nós mostraremos neste trabalho a grande mudança que Frederick Winslow Taylor introduziu na administração.
Mudando da improvisação para o planejamento científico, você verá que surgiram várias teorias como a de Henri Fayol a chamada "teoria clássica", que caracterizou - se pela ênfase na estrutura e também na busca de eficiência das empresas.
Nós também mostraremos, que a administração recebe uma nova organização, sendo elas: rotatividade que fala do contrato de lealdade anteriormente existente entre funcionários e empregador está rompido; a gestão da qualidade total que fala da qualidade no trabalho ser prioridade; a terceirização que significa contratar empresas externas para fornecer recursos ou serviços; o horário flexível que fala sobre a redefinição do horário de expediente e a remuneração flexível que trata da redução do número de níveis hierárquicos.
Para finalizar, mostraremos algumas perspectivas para o futuro da administração, como o crescimento das organizações, a tecnologia avançada, a globalização e a concorrência.
CAPITÚLO 1
Os Primórdios da Administração
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
Iniciou-se no começo do século XX sendo seu fundador o engenheiro americano FREDERICK WINSLOW TAYLOR, suas idéias provocaram verdadeira revolução na Administração e na indústria da época. Sua abordagem da ênfase às tarefas e a denominação deve-se à tentativa de aplicação de métodos científicos a problemas da administração, sendo os mesmos observados e mensurados.
Para Taylor , organização e Administração deveriam ser estudadas e tratadas