CHIAVENATO
MÓDULO 2 - CONCEITOS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO
Os tópicos que constituem esta primeira parte de nossa apostila têm como objetivos:
O que é administrar: as várias visões
Esclarecer o que significa administrar e, conseqüentemente, deixar para você uma idéia bem clara do que seja essa tarefa humana, mesmo sabendo que existem várias possíveis definições para ela.
As influências sobre a Administração:
Mostrar que a administração mesmo tendo existido sempre, foi se transformando ao longo do tempo e que o conceito de ciência que ela tem, hoje, não apareceu por acaso, mas foi fruto da influência de diferentes atividades humanas.
As variáveis básicas da Administração:
Definir as ênfases que as várias correntes teóricas estudaram e em torno das quais se estruturou a administração.
A organização:
Definir o que é organização, uma vez que nosso curso tem como função estudar a administração para uso nas organizações.
O Administrador: competências e papéis
Apresentar alguns aspectos que caracterizam o administrador, bem como os papéis que pode representar no cenário organizacional.
Paradigmas:
Uma vez que a administração só faz sentido se a entendermos como um conjunto de conhecimentos e práticas dinâmicos, mostrar a importância de se ter uma mente aberta para as diferenças e para as inevitáveis mudanças.
Os vários paradigmas da T.G.A:
Apresentar as abordagens administrativas que apareceram historicamente, desde o nascimento da Administração como ciência, até os dias de hoje e como elas estão classificadas nesta apostila.
O que é administrar: as várias visões
Iniciemos nosso estudo com a seguinte pergunta: o que significa administrar?
Como resultado dos vários paradigmas que nortearam os estudos da Administração, várias são as maneiras como ela foi e é percebida.
Apenas como um estímulo a possíveis discussões vale a questão: a Administração poderia ser definida como uma ciência, como