farmaco
Derivado imidazólico que inibe a secreção ácida gástrica basal e noturna.
Pode reduzir a eliminação de todo medicamento que requeira metabolismo hepático ou dos que são preferencialmente eliminados pelo fígado, como os benzodiazepínicos.
A gama GT é uma enzima presente nas membranas celulares. Os níveis séricos da GGT são principalmente de origem hepática. Sua meia-vida é de 7 a 10 dias, aumentando para 28 dias nas lesões hepáticas ligadas ao álcool.
VCM, volume corpuscular médio- Macrocitose deficiência de vitamina B12 álcool
Síndrome de abstinência alcoólica
Um conjunto de sintomas, de agrupamento e gravidade variáveis, ocorrendo em abstinência absoluta ou relativa do álcool, após uso repetido e usualmente prolongado e/ou uso de altas doses.
Os sintomas mais freqüentes são: hiperatividade autonômica; tremores; insônia; alucinações ou ilusões visuais; agitação psicomotora; ansiedade; e convulsões.
Os sintomas de abstinência ocorrem porque o álcool é um depressor do SNC. Ele simultaneamente aumenta o tônus inibitório (via modulação da atividade do ácido gama-aminobutírico – GABA) e inibe o tônus excitatório (via modulação da atividade de aminoácidos excitatórios). Só a presença constante do etanol preserva essa homeostase. A interrupção abrupta acaba com essa resposta adaptativa do uso crônico, resultando em hiperatividade do sistema nervoso central (SNC).
Por que foi prescrito diazepam para MR?
Os benzodiazepínicos (BZD) são a medicação de primeira escolha para o controle dos sintomas da SAA. São efetivos para tratar a agitação psicomotora e prevenir a progressão de sintomas menores para maiores (alucinações, convulsões, delirium).
Esquemas de administração são planejados de acordo com a intensidade dos sintomas, pois permitem uma utilização de doses menores de medicação, quando comparados aos esquemas posológicos fixos. Ou seja, devemos buscar a dose adequada para a intensidade de sintomas de cada paciente.
Qual o