Guerra Fria e a Tecnologia
Nos dias de hoje é fácil pensar nas interações dos grupos sociais pelos meios das novas tecnologias. Com tantas tecnologias, as comunicações entre os povos, num contexto geral, foram ficando cada vez mais fácil. A Internet atua hoje como um elo de ligação entre culturas do mundo todo, possibilitando a comunicação e a disseminação de notícias de qualquer ponto do planeta, e até de fora dele. Essa Internet da qual hoje nós não vivemos sem, surgiu num contexto de guerra, a Guerra Fria, uma guerra onde facilmente observamos dois grupos sociais bastante distintos buscando uma hegemonia mundial, eram os capitalistas, liderados pelos Estados Unidos da América, e os socialistas, liderados pela ex-URSS. A Guerra Fria foi um período marcado pela corrida armamentista, onde Estados Unidos e União Soviética tentavam superar militarmente seu oponente obtendo assim um conhecimento maior e mais pleno do espaço. Porém essa tensão, gerada por capitalistas e comunistas, impulsionou a ciência e a tecnologia de um modo jamais visto durante toda a história humana.
Trataremos aqui como a Guerra Fria influenciou nas tecnologias que hoje nos dão conforto e comodidade.
A Guerra Fria
A Guerra Fria foi um periodo de muita tensão onde percebemos dois grupos sociais bastantes distintos, capitalistas e socialistas, competindo por uma hegemonia mundial.
Iniciada no período pós 2ª Guerra Mundial, perdurou durante décadas...
Ciência & Tecnologia durante a Guerra Fria
Nesse período, ocorreu um enorme avanço no desenvolvimento de satélites e foguetes que se daria de forma mais lenta se não fosse pela ameaça do bloco adversário. Como exemplo podemos dizer que se não fosse pela iniciativa soviética no desenvolvimento de foguetes, os Estados Unidos concentrariam seus esforços no aperfeiçoamento dos artefatos nucleares. Dessa forma, a cada avanço de uma das potências a outra respondia quase que imediatamente. O primeiro lance foi dado pelos Estados Unidos, que em 1946 fez um teste