A viagem interdisciplinar da uva
Queridos alunos, durante essa semana fizemos uma viagem por várias disciplinas trabalhando sobre o tema UVA. Vamos revisar o que aprendemos ?
HISTÓRIA A uva é o fruto da videira. É originária da Ásia e uma das frutas mais antigas utilizadas na alimentação humana. Existem mais de 60 mil variedades da fruta. A cor, o sabor e o tamanho variam de acordo com cada espécie. As uvas crescem em cachos de 15 a 300 frutos, e podem ser vermelhas, pretas, azul-escuras, amarelas, verdes, laranjas e rosas. "Uvas brancas" são naturalmente de cor verde, e são evolutivamente derivados da uva roxa. Existem também as uvas sem sementes, muito apreciadas para o consumo natural, e aquelas especialmente destinadas à fabricação industrial de vinhos. Além da fabricação de vinho, a fruta é utilizada para se fazer sucos e geleia.
A uva chegou ao Brasil em 1532, trazida na trazida pela expedição do português Martim Afonso Pena, na Capitania de São Vicente. Mas seu cultivo se deu na década de 70 com a chegada dos imigrantes italianos. A imigração italiana em São Paulo e na Região Sul do Brasil no final do século XIX deu um grande impulso à cultura.
GEOGRAFIA
Atualmente, os maiores produtores da fruta no Brasil são: São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco e Bahia. são grandes produtores. As melhores épocas de produção variam com as características climáticas de cada região.
Clima - possui forte influência sobre a videira, sendo importante na definição das potencialidades das regiões. Ele interage com os demais componentes do meio natural, em particular com o solo, assim como com a cultivar e com as técnicas agronômicas da videira.
Pluviometria (chuvas) - A videira é uma cultura bastante resistente à seca. Para a videira influem não somente a quantidade total de chuvas, mas também sua distribuição ao longo do ciclo vegetativo. As chuvas de inverno têm pouca influência sobre a videira. É importante que os solos