bacharel
Luiz Augusto Silva
Luzia Cristiana Defensor Amaral da Costa
Regislene Aparecida Cruz Alvez
Rita de Cássia Oliveira dos Santos
Thaís Cristina de Camargo Cassaniga
HEREDITARIEDADE
A hereditariedade é um fenômeno que representa a condição de semelhança existente entre ascendentes (geração parental) e descendentes (geração filial), através da contínua transferência de instruções em forma de código (as bases nitrogenadas), inscritas no material genético, orientando a formação, desenvolvimento e manutenção de um ser vivo.
Dessa forma, a hereditariedade se expressa a partir do conjunto de todas as características contidas no núcleo das células gaméticas, fusionado durante a fecundação.
Hereditariedade específica: caracterizada por agentes genéticos comuns de uma determinada espécie, conservando a essência de um grupo taxonômico;
Hereditariedade individual: relativa à expressão de agentes genéticos que estabelecem aspectos individualizados (por exemplo: a fisionomia, traços particulares do semblante), sendo, portanto, um fator que causa biodiversidade entre indivíduos de uma mesma espécie. Nos seres humanos é mais nítido quando observamos a aparência física superficial como: a pigmentação dos olhos ou da pele. Assim, pais com olhos castanhos podem ter filhos com olhos claros, verdes ou azuis, herança de seus avós ou antecedentes. Para compreender como algumas doenças podem ser passadas de uma geração para outra, devemos primeiro compreender o papel que os genes desempenham na determinação da forma e da função de cada célula no corpo.
Os genes são as unidades básicas que determinam as características hereditárias de um organismo. Os genes, que são compostos de moléculas de ácido desoxirribonucléico (DNA), podem ser imaginados como instruções químicas. Cada gene, de acordo com a estrutura específica de sua molécula de DNA, contém o