Relatório de leveduras - caldo de cana
Centro de Tecnologia e Geociências
Departamento de Engenharia Química
Microbiologia
Isolamento de Leveduras de Caldo de Cana
Recife, 12 de agosto de 2013
1. INTRODUÇÃO
As leveduras são definidas como fungos, mas diferenciam destes por apresentarem fase unicelular como predominante em seu ciclo de vida. Uma levedura típica consta de células ovais, apresenta reprodução assexuada por brotamento ou gemulação. São mais eficientes na realização de alterações químicas, devido sua maior relação área/volume. Encontradas na natureza na superfície de órgãos dos vegetais, no solo, principalmente em flores e frutos, no trato intestinal de animais, em líquidos açucarados e em uma grande série de outros locais.
As leveduras fermentativas possuem aplicação na indústria na produção de álcool e em outros processos biotecnológicos como no tratamento de resíduos líquidos, biorremediação de solos poluídos, produção de biomassa entre outros. Para estes processos biotecnológicos, a biospropecção é uma valiosa ferramenta usada para encontrar agentes com potencial para o processo industrial. A seleção da levedura adequada para cada tipo de fermentação é uma estratégia importante para garantir boa fermentação e rendimento do processo (1).
Para determinar as características de uma levedura especifica, deve-se primeiro selecionar uma colônia de levedura isolada obtida através do método de isolamento por estrias. Escolhida a colônia, é realizado a descrição macroscópica da colônia selecionada e inocula-se parte desta em um tubo de ensaio contendo meio glicose-ágar (GA). O crescimento da cultura pura de leveduras é observado microscopicamente em uma lâmina “in vivo”. A habilidade fermentativa da levedura é avaliada em tubos de ensaio contendo meio de cultura adequado e tubos de Durham invertidos, a presença de bolha caracteriza que houve fermentação.
Este experimento teve como objetivo isolar