Parasitologia
Luiz Felipe Miranda Mendes Matrícula: 09.1.2152
Raphael Botelho Sá Matrícula: 09.1.2232
Introdução:
Nesta releitura discutiremos fatores relacionados a 3 espécies de protozoários do filo Apicomplexa: Cryptosporidium parvum, Cyclospora caethanens e Isospora belli.
A saber, o filo Apicomplexa apresenta protozoários com complexo apical, com plastídeo não-fotossintético ou apicoplasto. Não possuem cílios e todos os representantes desse filo são parasitos (do homem ou não). Todos os protozoários do nosso estudo encontram-se na ordem Eucoccidiida.
Cyclospora caethanens
Introdução
Cyclospora cayetanensis pertence ao filo Apicomplexa, por apresentar o complexo apical que é fundamental para que o protozoário invada células do intestino e parasite o ser humano. Há alguns anos, ocorreu um aumento da incidência de doença causada por esse parasita, a ciclosporose (ou ciclorosporíase), em vários paises do mundo. Por isso, esse parasita é considerado um protozoário coccídeo emergente.
Ciclo biológico
O ciclo biológico do Cyclospora cayetanensis é muito semelhante aos demais coccídeos intestinais. O ciclo se inicia através da ingestão de oocisto esporulado presente em água ou alimentos contaminados. Esse oocisto consegue sobreviver no estomago e chega ao intestino delgado onde libera os esporozoitos que vão aderir e invadir as células epiteliais do intestino. No meio intracelular, esses protozoários se reproduzirão de forma assexuada formando merontes. Na fase sexuada do ciclo biológico, o microgameta fecunda a macrogameta que dá origem ao zigoto e, consequentemente, forma-se o occisto que será eliminados nas fezes ainda imaturos. É bom lembrar que esses occistos levam cinco dias para desenvolver as formas esporozoítas e , assim, terem a capacidade de infectar o ser humano..
Transmissão
Os parasitas da espécie Cyclospora caethanens são transmitidos através