Barão de maua
A história do Barão de Mauá, Irineu Evangelista de Sousa, no filme “Mauá, O Imperador e o Rei” relata a trajetória do primeiro empresário brasileiro, do interior do Rio Grande do Sul ao Rio de Janeiro, símbolo maior do emergente empresariado brasileiro, que atuou nos mais diversos setores da economia urbana.
Irineu é uma das personalidades mais importantes e influentes do Segundo Império no Brasil. Mais deque uma personalidade histórica de destaque, Mauá incorporou empreendedor destemido em um sonho de modernização e independência econômica para o País.
Nascido no Rio Grande do Sul, onde viveu até seus nove anos de idade. Depois da morte do seu pai foi encaminhado por sua mãe pra um tio que morava no RJ, capitão da marinha mercante e aos 11 anos empregou-se como balconista de uma loja de tecidos. Casou-se com sua prima, que foi trazida com sua mãe junto a sua casa, onde teve mais de 10 filhos. Desde sempre, ele foi contra a escravidão. Passando a trabalhar na firma importadora de Ricardo Carruthers, este lhe ensinou inglês, contabilidade e a arte de comerciar. Em uma viagem a Liverpool, Irineu se encanta com as grandes fábricas e decide liquidar sua empresa comercial para se arriscar na construção primeira indústria brasileira, sua primeira atitude como empresária foi de solicitar subsídios ao Governo Imperial brasileiro. Criou o primeiro maior empreendimento industrial do país, produzindo navios e caldeiras, construiu a primeira estrada ferroviária do Brasil, idealizou a primeira rede de luz a gás no RJ, reinaugurou o Banco do Brasil, construiu portos pelo país, instalou cabos submarinos de telégrafo até a Europa, o que lhe valeu o título de Visconde de Mauá,. O Barão foi alvo de várias sabotagens, pelos próprios empresários brasileiros, que por ambição, queriam acabar com o monopólio dele. Não conseguiu resistir as crises e juros que foram impostos as suas