Fermentação
SECRETARIA DE ESTUDO DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO SIPERIOR
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGICA
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BARRA DO BUGRES
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
EDIMARCOS SAGRILO 12.2.52.11
Flávia Nayara l. de souza 12.2.52.26
Jacqueline Monique L. lugli 12.1.52.02 RUTIANA ARANTES QUIDA 12.2.52.08
RELATÓRIO DE INTRODUÇÃO BIOTECNOLOGIA DE ALIMENTOS
FERMENTAÇÃO SIMPLES
INTRODUÇÃO
A fermentação pode ser definida como o conjunto de reações químicas controladas enzimaticamente, em que uma molécula orgânica (geralmente a glicose) é degradada em compostos mais simples, libertando energia. Em determinados ocorrências a fermentação é utilizada para transformar um material cuja modificação seria difícil ou muito cara se métodos químicos convencionais consistir em ser escolhidos. A fermentação é sucessivamente iniciada por enzimas formadas nas celas dos organismos vivos. Uma enzima é um catalisador natural que provoca uma mudança química sem ser afetado por isto.
Segundo FELTRE (2001) a fermentação é um processo biológico anaeróbico (na ausência de oxigênio) de obtenção de energia metabólica (síntese de ATP), a partir da degradação incompleta de substâncias orgânicas, resultando em uma disponibilidade energética inferior se comparada à respiração aeróbia.
OBJETIVOS
* Demonstrar o processo de fermentação alcoólica, que é a base para a produção de bebidas diversas. * Analisar e discutir os dados obtidos através da prática.
MATERIAIS E REAGENTES
* Garrafa Pet; * Termómetro; * Funil; * Erlenmeyer; * Condensador; * Manta aquecedora; * Papel alumínio; * Água destilada; * Mangueira de soro; * Fermento químico; * Garra Universal.
METODOLOGIA 1. Procedimentos
Inicialmente pegou-se o caldo da cana e avaliou o seu grau Brix para analisar a