etanol
Empresa: Reserva do Gerente.
Disciplinas envolvidas: Biotecnologia industrial e Análise de alimentos.
Duração: 4 Horas
2 – Abordagem e Objetivo da visita técnica.
O objetivo principal da visita foi observar todo o processo de produção da cachaça. A visita baseou-se em um tour pelas instalações técnicas, desde o preparo da matéria-prima até o produto final sendo comercializado, acompanhada de um profissional especializado(neste caso o dono da empresa).
3 – Descrição das atividades.
A visita se deu inicio na moagem da cana-de-açúcar, onde foi dito que eles plantavam a cana-de-açúcar e por este motivo eles eventualmente obtêm certos contratempos devido a chuvas fora de estação e diversos outros fatores, e mostrado como se iniciava todo o processo com a moagem da mesma, em seguida o caldo obtido era escoado para outra sala através de um cano.
Nesta sala o caldo é filtrado para remoção de impurezas, ao final desta filtração verifica-se o ºbrix do caldo para fazer as correções necessárias, com água potável, para atingir o grau desejado(em torno de 13% a 14%).
Após esta correção o caldo é transferido para o fermentador onde as leveduras iram metabolizar a glicose presente no caldo e liberar o álcool, esse processo dura em torno de 24 horas. A obtenção destas leveduras é feita por técnicos da própria empresa, elas são obtidas pela própria cana-de-açúcar e são cultivadas até que elas alcancem um número suficiente para fazer essa fermentação. O processo de cultivo dessas leveduras se baseia em deixá-las se reproduzir no próprio caldo da cana, porém em um ºbrix menor(4% inicial), e aumentando gradativamente esse ºbrix de acordo com o crescimento das leveduras, as leveduras levam em torno de 8 a 10 dias para conseguirem um número suficiente para realização da fermentação para obtenção do álcool desejado. Essas leveduras tem uma vida útil de aproximadamente 4 semanas. Ao final do processo as leveduras decantam para o fundo do