Relatório de Destilação
MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURA -
DESTILAÇÃO SIMPLES
LARISSA DIAS SANTOS
MAÍRA MEIRA DE SOUZA
VANESSA IASMIM SOUZA GONZAGA
JULHO – 2012
JEQUIÉ – BA
INTRODUÇÃO
A destilação simples é uma operação na qual um líquido é aquecido à ebulição em aparelhagem adequada, seus vapores são condensados e recolhidos. É usada para separar misturas de líquidos, líquidos de sólidos e, mais raramente, sólidos de sólidos.
Pela evaporação do líquido gera-se uma pressão de vapor, a qual depende do tipo de substância e da temperatura. Um aumento desta última leva a um aumento na pressão de vapor da substância. A temperatura na qual a pressão de vapor do líquido se iguala à pressão externa, é chamado ponto de ebulição e para que dois compostos possam ser separados eficientemente por destilação simples, é necessária que a diferença entre seus pontos de ebulição seja superior a 80°C.
No processo de destilação simples existem características que devem ser levadas em conta, para uma boa obtenção na pureza do destilado: A destilação simples é uma técnica usada na separação de um líquido volátil de uma substância não volátil. Não é uma forma muito eficiente para separar líquidos com diferença de pontos de ebulição próximos.
Quando uma substância pura é destilada à pressão constante, a temperatura do vapor permanece constante durante toda a destilação. O mesmo comportamento é observado com misturas contendo um líquido e uma impureza não volátil, uma vez que o material condensado não está contaminado pela impureza.
No caso de misturas líquidas homogêneas (soluções ideais), a pressão total do vapor, a uma determinada temperatura, é igual à soma das pressões parciais de todos os