brinquedoteca
CRISTINA MOTTIN PARIZZI KUNRATH ead00662778 BRINQUEDOTECA
Toledo
2013
CRISTINA MOTTIN PARIZZI KUNRATH ead00662778 BRINQUEDOTECA
Trabalho apresentado ao Curso (nome do curso) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil: Reflexão e Pesquisa.Fundamentos da Gestão Educacional;Alfabetização e Letramento;Ludicidade e Educação.
Prof. Alexandre Vila Boas;Edilane Vagulas;Marlizete Steinle;Raquel Franco; Rosely Montagnini;Vilze Vidotti.
Toledo
2013
INTRODUÇÃO
A brinquedoteca é compreendida como um espaço na qual se prioriza o livre brincar da criança. O brinquedo é a essência da infância e o brincar como um ato intuitivo e espontâneo. E por isso que valoriza a expressão da criança que contribui para comunicação de seus anseios e medos. O livre do brincar trabalha a imaginação da criança como também o psicológico. Por meio da brincadeira a criança aprende comportamentos, constrói conhecimento e expressa emoções. O trabalho tem como objetivo apresentar alguns conceitos sobre a brinquedoteca.
BRINQUEDOTECAS
Para a criança tanto o brincar dirigido quanto o brincar espontâneo torna-se indispensável para desenvolver suas potencialidades. Com isso, para promover situações lúdicas no contexto educacional há de se proporcionar um ambiente acolhedor, confortável, com motivos infantis, despertando o interesse e a curiosidade das crianças.
A brinquedoteca, segundo Azevedo (apud CUNHA, 2008), é uma instituição quesurgiu no século XX, assegurando à criança um lugar específico com inúmeros brinquedos e brincadeiras, sendo um espaço aconchegante, alegre e colorido, com diversas atividades lúdicas propiciando incondicionalmente o ato de brincar.
A brinquedoteca