Relatório de ciências – dissecção de um coração de porco
Introdução
O coração é um órgão muscular oco que bombeia o sangue de forma que circule no corpo em aproximadamente 45 segundos. Neste tempo o órgão bombeia sangue suficiente a uma pressão razoável, para percorrer todo o corpo nos sentidos de ida e volta, para transportar assim, oxigénio e nutrientes necessários às células que sustentam as atividades orgânicas. O coração encontra-se na cavidade torácica e é constituído por duas porções: a metade direita, onde circula o sangue venoso e a metade esquerda, onde circula sangue arterial. Cada uma destas metades do coração é constituída por duas cavidades, uma superior - a aurícula - e uma inferior - o ventrículo. Estas cavidades comunicam entre si pelos orifícios auriculoventriculares. As duas aurículas encontram-se separadas pelo septo interauricular e os dois ventrículos pelo septo interventricular.
O objetivo deste trabalho foi realizar a dissecção de um coração de porco e observar a sua constituição.
Material: * bisturi * coração de porco * luvas de plástico * pinça * Tesoura
Procedimento: 1- Calçar as luvas. Colocar o coração com a face ventral voltada para cima. Localizar as várias estruturas. 2- Introduzir os dedos nas várias artérias e tentar sentir a espessura das paredes do coração. 3- Com a ajuda do bisturi cortar a partir da artéria pulmonar até ao ventrículo direito. 4- Cortar a aorta até ao ventrículo esquerdo. 5- Examinar o interior. Identificar as aurículas e os ventrículos em cada um dos lados e o septo que separa o lado esquerdo e direito.
Resultados:
Discussão dos Resultados:
Com o coração ainda fechado podemos observar que as aurículas tinham uma parede mais fina do que os ventrículos pois estas só empurram o sangue para os ventrículos, enquanto que os ventrículos têm de impulsionar o sangue para todo o corpo. Também comprovamos isto quando colocamos os dedos dentro do coração. Depois