A clínica médica de dr house
House, uma das séries americanas de televisão mais assistidas no Brasil atualmente, apresenta Gregory House, um médico brilhante e sarcástico que, com a ajuda de sua equipe, desvenda os casos bizarros que chegam ao Hospital Princeton-Plainsboro. Dotado de um humor extremamente ácido e uma total inabilidade para lidar com as pessoas, o Dr. House despreza a humanidade e repele qualquer possibilidade de envolvimento, por mais superficial que seja. Apesar de seu jeito rabugento e de sua indisfarçável frieza, que muitas vezes resvala na crueldade, o protagonista cativa o telespectador pela perspicácia com que analisa os sintomas mais incomuns e produz os diagnósticos mais precisos e inesperados. Os casos mostrados na série são tão inusitados que é inevitável para o público questionar a veracidade das conclusões apresentadas. Será realmente possível um caso de malária no cérebro? Uma raríssima doença genética poderia ser descoberta porque a paciente cancelou uma consulta oftalmológica? E os tratamentos nada ortodoxos sugeridos por House, quando ele recomenda o fumo para curar uma doença inflamatória no intestino ou algumas doses de uísque para sanar um caso de envenenamento? Afinal, o que é verdade e o que é ficção nessa intrigante série de TV?
Andrew Holtz estudou as principais obras da literatura médica e entrevistou diversos especialistas – médicos, enfermeiros e professores – para compilar os mais extraordinários casos e os mais surpreendentes tratamentos já vistos na prática da medicina. Em um texto que consegue conciliar inteligibilidade para os leigos e riqueza de detalhes para os iniciados na ciência médica, o autor desvenda os mistérios que instigam a curiosidade de todos que assistem a um dos seriados mais populares da atualidade.
Andrew Holtz é jornalista especializado em medicina e mestre em Saúde Pública. Foi repórter da CNN e atualmente trabalha como autônomo, produzindo matérias nas áreas de medicina e saúde. É membro do conselho da