Tireóide - ciencia
Foi a primeira glândula a ser descrita em função de um distúrbio por deficiência.Em 1850 pacientes sem função adequada da tireóide , foram descritos como portadores de uma forma de retardo mental e do crescimento, designado cretinismo.Em 1891 foi iniciado tratamento com extratos não purificados de tireóide , primeiro exemplo de terapia hormonal bem sucedida. Descobriu-se posteriormente que a função mais importante de tireóide era a regulação da intensidade global do metabolismo corporal , sendo essencial ao crescimento e desenvolvimento normais.
A tireóide desenvolve-se a partir do endoderma, em associação com o intestino Faríngeo , desde para a porção anterior do pescoço e divide-se em duas metades, ao lado da Traquéia . A descida anormal da glândula tireóide pode fazer com que a sua localização possa ser desde a base da língua até o mediastino anterior.Com 11 a 12 semanas de idade gestacional a glândula tireóide torna-se capaz de sintetizar e secretar hormônios tireoidianos sob estímulo do TSH fetal.
Os dois lobos tireoidianos pesam juntos 20 gramas, recebem rico suprimento sanguíneo das artérias tireocervicais e inervação do sistema nervoso autonômico.A glândula tireóide é composta por um grande número de folículos, preenchidos por uma substância secretora chamada colóide e revestidos por células epitelióides cuboides que lançam suas secreções no interior dos folículos.
A glândula tireóide possui dois tipos celulares: epiteliais cuboides e para foliculares ou células C. Iodotironinas série de compostos que resultam do acoplamento de duas moléculas iodetadas de tirosina. T3 ( triodotironina ) e T4 (tiroxina), diferem apenas por um átomo de Iodo e exercem profundo efeito sobre o metabolismo corporal. Calcitonina ação no metabolismo do