Sistema Endocrino
FACULDADE DE CIÊNCIA DA SAÚDE
CURSO DE FARMÁCIA GENERALISTA
ANATOMIA FUNCIONAL : SISTEMA ENDÓCRINO
GOVERNADOR VALADARES
2014
ANATOMIA FUNCIONAL : SISTEMA ENDÓCRINO
Trabalho apresentado a Faculdade da Ciência e da Saúde da Universidade Vale do Rio Doce, como parte de requisitos para a graduação em Farmácia .
Anatomia Funcional
GOVERNADOR VALADARES
2014
Introdução:
O sistema endócrino humano produz hormônios que interferem em todas as funções do organismo, além de interagir com o sistema nervoso que se comunica por meio de impulsos nervosos. Já no sistema endócrino a comunicação é feita com os hormônios. Ele é formado pelas glândulas endócrinas que secretam hormônios dentro dos capilares sanguíneos.
Sistema Endócrino
O Sistema Endócrino é o conjunto de glândulas responsáveis pela produção dos hormônios que são lançados no sangue e percorrem o corpo até chegar aos órgãos-alvo sobre os quais atuam. Junto com o sistema nervoso, o sistema endócrino coordena todas as funções do nosso corpo. O hipotálamo (1) grupo de células nervosas localizadas na base do encéfalo, faz a integração entre esses dois sistemas.
Glândulas do Sistema Endócrino:
As glândulas endócrinas estão localizadas em diferentes partes do corpo: hipófise (2) tireóide e paratireóide (3), timo (4), suprarrenais (5), pâncreas (6) e as glândulas sexuais (7 e 8).
Hipófise
A hipófise está localizada no centro da cabeça, logo abaixo do cérebro. Produz diversos hormônios, entre eles, o hormônio do crescimento. É considerada a glândula mestre do nosso corpo, pois estimula o funcionamento de outras glândulas, como a tireóide e as glândulas sexuais. O excesso da produção desse hormônio causa o gigantismo (crescimento exagerado) e a falta provoca o nanismo. Outro hormônio produzido pela hipófise é o antidiurético (ADH), substância