Hiper e Hipotireoidismo
ESCOLA ESTADUAL
HIPO E HIPERTIREOIDISMO
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
PROFª. REGINA
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ______________________________________________2
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ______________________________5
INTRODUÇÃO
Bom, primeiramente pra ficar mais fácil de entender o tema proposto, vamos falar sobre a tireoide.
A tireoide é uma glândula localizada na parte anterior do pescoço. Ela produz hormônios que afetam a maioria dos órgãos, incluindo o coração, cérebro, fígado, rins e pele.
Localização da tireoide.
É a partir da tireoide que uma pessoa pode desenvolver dois tipos de distúrbios, o hipotireoidismo e o hipertireoidismo.
Basicamente funciona assim: No hipotireoidismo há uma baixa produção dos hormônios T3 e T4, já no hipertireoidismo é ao contrário, há um certo excesso de produção desses hormônios.
Então, quando uma pessoa apresenta cansaço, depressão, pele seca e fria, prisão de ventre, diminuição de apetite, sonolência, reflexos mais vagarosos, intolerância ao frio e voz mais grossa; ela possivelmente estará com hipotireoidismo.
Já se os sintomas são nervosismo e irritação, insônia, aumento da frequência cardíaca, intolerância ao calor, hiperativação do metabolismo, tremores, olhos saltados, aumento da tireoide; ela possivelmente estará com o outro distúrbio, o hipertireoidismo.
O diagnóstico para saber se está com um desses distúrbios é fácil e prático; ele é feito através de exames de sangue, sabendo assim qual é a dosagem dos hormônios tireoidianos (T3 e T4). Sintoma de hipertireoidismo:olhos saltados.
Há tratamento para ambas, porém o resultado é melhor se o paciente for ao médico o quanto antes. O tratamento deve ser acompanhado por um endocrinologista e a dosagem hormonal precisa ser checada periodicamente.
O tratamento dos dois casos deve ser introduzido assim que o problema