Infarto do miocárdio/ataque cardíaco
ESCOLA ESTADUAL
INFARTO DO MIOCÁRDIO
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
PROFA. REGINA
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ______________________________________________3
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ______________________________5
INTRODUÇÃO
Bom, primeiramente pra ficar mais fácil de entender o tema proposto, vamos falar sobre o músculo cardíaco, mais conhecido como miocárdio.
O coração é composto por um único músculo: o miocárdio. Como todo músculo, possui a capacidade de se contrair e de relaxar-se enviando e recebendo sangue com velocidade e força determinada e também necessita de oxigênio para poder funcionar. Porém quando há falta de oxigênio no músculo cardíaco, ocorre o infarto do miocárdio; simplificadamente se traduz na morte das células miocárdicas. Morfologia do coração.
O infarto nada mais é do que uma lesão no músculo cardíaco que se deve à falta de oxigênio e nutrientes. As artérias coronárias (vasos sanguíneos, responsáveis por irrigarem o miocárdio) podem apresentar depósito de gordura e cálcio, levando a uma obstrução, comprometendo a irrigação do coração. Esses excessos de gorduras localizadas no interior das artérias podem formar um coágulo que obstrui a artéria e deixa parte do coração sem suprimento de sangue. Esta situação vai levar à morte celular (necrose). É assim que ocorre o infarto do miocárdio.
Então, quando uma pessoa apresenta uma dor no lado esquerdo ou no centro do peito podendo depois passar para o pescoço ou para o braço esquerdo, e essa dor ultrapassar 10 minutos, ela possivelmente terá um infarto. Todavia, há casos em que os sintomas são diferentes, podendo então a pessoa apresentar dor no estômago, enjoo, vômitos, falta de ar, tonteira ou palpitações.
Infelizmente, os diabéticos podem não ter a “sorte” de ter