Administração de Logística
Professor: Airton Barros
ADMINISTRAÇÃO DE
MATERIAIS E GESTÃO
DE ESTOQUE
CURSO: TÉCNOLOGO
EM LOGÍSTICA
Curso: Tecnólogo em Logística
Faculdade Metropolitana de Manaus - FAMETRO
1
Disciplina: Administração de Materiais e Gestão de Estoque
Professor: Airton Barros
INTRODUÇÃO
O objetivo deste capítulo é demonstrar conceitos relacionados à atividade logística e como esta atividade pode ser melhor compreendida e implementada em qualquer tipo e porte de organização. Explicando o porquê de cada vez mais estarmos escutando tanto a palavra em questão. E como gerenciar uma cadeia de abastecimento ou Supply Chain, como está sendo mais conhecida.
A Logística e Competitividade tratam de um fator muito importante dentro de qualquer organização que é a diferenciação e de como a logística pode colaborar nesse processo de vida ou morte das organizações.
A análise das aplicações logísticas, dividindo-as em 4 grandes grupos, respondendo a algumas questões bastante polêmicas.
O capítulo irá demonstrar também a importância da estratégia logística, inclusive com uma comparação histórica das atividades em uma organização, chegando à estratégica filosofia do Just-in-time.( hora exata ).
Durante longo tempo, mais ou menos de 1910 até 1970, as organizações formularam e implementaram suas estratégias operacionais com foco na “oferta”.
A demanda reprimida, especialmente durante imediatamente após as duas grandes guerras do século XX, funcionava como sustentação teórica para os responsáveis pelas estratégias organizacionais. A lógica de funcionamento das empresas, dessa forma, era:
“produzir volume maior, pois demanda existe!”.
Durante esse mesmo período, consolidou-se a ideia, entre esses estrategistas, de que
“a oferta cria a sua própria demanda”. O novo cenário que envolve as relações empresamercado, após a década de 90, fez com que a logística se transformasse em uma potente
ferramenta