Gestão do conhecimento
O que são Clusters?
Clusters são agrupamentos de empresas com características semelhantes, que coabitam num mesmo local ou região e colaboram entre si em busca de mais eficiência produtiva. No Brasil, são equivalentes aos Arranjos Produtivos Locais (APLs).
Em âmbito nacional, os APLs são geridos pelo Grupo de Trabalho Permanente para APLs (GTP-APL), coordenado pelo MDIC e integrado, no total, por 33 instituições públicas e privadas. Os estados e regiões participantes, no entanto, possuem estrutura própria e autonomia de gestão.
Cluster
Cluster é um sistema que compreende dois ou maiscomputadores , muitas vezes constituído de computadoresconvencionais (pc’s), que tem por objetivo realizarprocessamento pesado. Cada computador de um cluster échamado de nó ou nodos, os quais são ligados em rede ecomunicam-se através de um sistema, trabalhando como sefossem uma única máquina de grande porte.Essa rede precisa funcionar de uma forma que permita ainclusão ou exclusão de um nó, sem interromper ofuncionamento do cluster . O sistema operacional usado noscomputadores deve ser de um mesmo tipo, porque existemparticularidades em cada sistema operacional que poderiamimpedir seu funcionamento. Também é necessário o uso de umsoftware que será responsável pela distribuição doprocessamento.Qualquer tipo de aplicação que não podem parar de funcionarou não podem perder dados podem utilizar as tecnologias de cluster . São exemplos de aplicações de cluster: previsãometeorológica, renderização de efeitos especiais (muito usadoem filmes), simulaçõesfinanceiras, distribuição de carga, etc.
Tipos de Cluster:
- Cluster Beowulf: o cluster Beowulf tem uma grande capacidadede processamento e possui o código-fonte livre, que além de sergratuito, permite que o recurso seja melhorado para umafinalidade específica.- Cluster para Alta Disponibilidade: são clusters utilizados parabase de dados de missões críticas, correio, servidores dearquivos e aplicações pois seus