Trabalho sobre ataque cardiaco
O ATAQUE DO CORAÇÃO
O termo dos médicos para ataque do coração é Infarto do Miocárdio. Enfarte do miocárdio, doença isquêmica do coração, obstrução das coronárias, crise cardíaca. No nosso meio, o termo mais usado é infarto.
Definição:
Infarto
Um infarto ou enfarte é definido como uma lesão tecidual isquêmica irreversível, isto é, devida à falta de oxigênio e nutrientes geralmente associados a um defeito da perfusão sanguínea (oclusão do suprimento arterial ou da drenagem venosa). Esta situação vai levar à morte celular (necrose), a qual vai desencadear uma reação inflamatória local. Nem todos os infartos são detectados clinicamente, pois alguns não condicionam alterações funcionais significativas (micro-infartos), sendo apenas detectados através da dosagem de enzimas marcadoras de necrose.O infarto mais conhecido é o infarto do miocárdio (IM), ou seja do músculo cardíaco.
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Infarto)
Definição Clássica: 2 ou mais crises epilépticas sem que haja completa recuperação da consciência ou crise única que se prolongue por mais de 30 minutos.
(http://www.smp.org.br/artigos/downloads/Protocolo%20Neuro.pdf)
Significado da palavra:
- Infarto do miocárdio
Infarto do miocárdio, também conhecido por ataque cardíaco, é um infarto com referência o músculo cardíaco. Produz-se quando uma ou várias artérias coronarianas são obstruídas. As células do miocárdio deixam de ser irrigadas, ou reduz-se o fluxo sanguíneo a estas dirigidas, ocasionando a falta de oxigenação, terminando por provocar a morte das mesmas. É a necrose do tecido do coração.
- Infarto agudo do miocárdio
Infarto agudo do miocárdio (IAM) ou enfarte agudo do miocárdio, popularmente conhecido como ataque cardíaco, é um processo que pode levar à morte (necrose) de parte do músculo cardíaco por falta de aporte adequado de nutrientes e oxigênio. É causado pela redução do fluxo sangüíneo coronariano de magnitude e duração suficiente para não ser compensado pelas