hormonios tireoidianos
Secreta:
Tiroxina T4
Triiodotironina T3
Calcitonina
T4 é mais secretado que T3, mas se transforma em T3. Ambos tem a mesma funcao, diferindo apenas na velocidade e intensidade de ação. T3 mais potente, menos quantidade e persiste por menos tempo.
Tireoide é composta de foliculos que possui coloide (composta por tireoglobulina que é composta por t3 e t4) e sao revestidas por celulas epiteliais cuboides. Possui alto fluxo sanguineo.
Necessario consumir de 1mg/semana de iodeto ou 50mg por ano, que serao captados pelo intestine.
Captacao do iodeta do sangue para tireoide por uma bomba que é influencia por hormonios, como o TSH.
Cada tireoglubulina contem ate 70 aa. Tirosinas que se combinam com o iodo para formar os hormonios.
O iodeto é oxidade e se transforma em iodo nascente pela enzima peroxidase e peroxido de hidrogenio que se combina com a tirosina.
Organificacao da tireoglobulina é a ligacao do iodo, enquanto isso a tirosina já esta se ligando ao iodo.
T3 e t4 ficam armazenados nos folículos até por 2 ou 3 meses.
T3 e t4 sao liberados de forma livre, sem a tireoglobulina, logo apos esta sobrer quebra. Moleculas de monoiodotirosina ou dii sao clivadas junto ao t3 e t4, porem nao sao liberadas no sangue. Ao inves disso sofrem açao da deiodinase que recicla o iodo.
Liberacao e captacao lenta devido a forte ligacao com as proteinas plasmaticas e celulares.
T3 e T4 aumentam a transcricao de um grande numero de genes, a atividade metabolica cellular, o numero e atividade das mitocondrias, aumentam o transporte ativo se ions, promocao do crescimento do cerebro durante vida fetal e primeiros anos de vida, diminuem o colesterol plasmatico pelo aumento de bile, provoca necessidade aumentada de vitaminas pelo aumento de enzimas, aumento da taxa metabolica basal, perda de peso pelo aumento da taxa metabolica, compensada pelo aumento do apetite, aumento do fluxo cardiac pela manior demanda dos tecidos e aumento do DC, aumento do fluxo