tde de hormonios
1 – Introdução A glândula tireóide se encontra na base do pescoço, abaixo do pomo de adão. Tem a forma de uma borboleta, cada asa, ou lobo, da tireóide está presente em ambos os lados da traquéia.
A função da glândula da tireóide é produzir, armazenar e liberar hormônios tireoidianos na corrente sanguínea. Estes hormônios, também conhecidos como T3 e T4, agem em quase todas as células do corpo, e ajudam a controlar suas funções. Se os níveis destes hormônios tireoidianos estão baixos, seu corpo funciona mais lentamente. Esta condição se denomina hipotireoidismo. Se existe um aumento dos níveis de hormônios tireoidianos no sangue, seu corpo trabalha mais rapidamente, essa condição se denomina hipertireoidismo. A quantidade de hormônios tireoidianos produzidos pela glândula tireóide é controlada por uma glândula que se encontra no cérebro, chamada de hipófise. Outra parte do cérebro, o hipotálamo ajuda a hipófise.
2 – Glândula Tireóide
A tireóide é composta de vários folículos fechados, cheios por substancia secretora, chamada de colóide, e revestidos por células epiteliais cubóides que secretam seus produtos para o interior dos folículos.
Produz o T4 (triiodotironina), T3 (tiroxina), Calcitonina. Os hormônios T3 e T4 são controlados pelo TSH produzido pela hipófise.
Os hormônios controlam a atividade metabólica celular.
São importantes no desenvolvimento cerebral e crescimento normal do indivíduo.
A tireoide localiza-se abaixo da laringe ocupando regiões laterais e anterior da traquéia, é uma das maiores glândula endócrinas peso 15 a 20 gramas em adultos. Essa glândula secreta dois hormônios principais T3 e T4 triiodotironina e tiroxina respectivamente, Ambos aumentam intensamente o metabolismo do organismo. A secreção tireoidiana é controlada principalmente pelo hormônio estimulante da tireoide (TSH) secretado pela hipófise anterior. A tireoide secreta também a calcitonina importante no