Sistema Operacional
Os sistemas operacionais são de extrema importância para diversas máquinas, muitas pessoas acham que eles são unicamente feitos para a utilização em computadores, o que é totalmente errado. Eles foram produzidos para todos os produtos ou maquinas que necessitem de gerenciamento de recursos de hardware ou software, o SO (sigla usual para designar esta classe de programas, que significa Sistema Operacional) também serve como mediador entre um usuário e o hardware da maquina, fazendo com que o utilizador deste não precise ter conhecimentos sobre manipulação da parte física do computador ou produto.
O sistema operacional fornece os meios para o uso adequado desses recursos na operação do computador. Um sistema operacional é semelhante a um governo. Assim como um governo, ele não realiza qualquer função útil por si só. Ele simplesmente fornece um ambiente dentro do qual os programas podem realizar um trabalho útil.(SILBERSCHATZ, 2008, p. 3
Segundo autores como Silberschatz, (2005); e Tanenbaum, (1999); existem duas maneiras distintas de definir um sistema operacional: visão top-down, pela perspectiva do usuário : é um programa que faz o papel de intermediário entre o software e o hardware ( parte física do computador). visão bottom-up, pela perspectiva do programador: gerencia recursos, controlando qual aplicação pode ser executada, quando deve ser executada e quais recursos devem ser utilizados.
O sistema operacional atua como gerenciador desses recursos. Enfrentando inúmeras requisições de recursos, possivelmente em conflito, o sistema operacional precisa decidir como aloca-los a programas e usuários específicos, de modo que possa operar o sistema computadorizado de forma eficiente e justa. (SILBERSCHATZ, 2008, p. 4,5)
Para ter uma ideia quando os computadores foram criados, por volta da década de 1950, era necessário que uma pessoa fosse contratada particularmente para ativar e desativar chaves, as quais indicavam se um componente