Biologia molecular como Ferramenta no esporte de alto rendimento
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
TDE: BIOLOGIA MOLECULAR COMO FERRAMENTA NO ESPORTE DE ALTO REMDIMENTO
ALUNO
2014
Araputanga - MT aluno TDE: BIOLOGIA MOLECULAR COMO FERRAMENTA NO ESPORTE DE ALTO REMDIMENTO
Trabalho apresentado como requisito parcial à obtenção de menção na disciplina de Biologia, sob a orientação da professora , 1° semestre do curso de Educação Física 2014 da Faculdade Católica Rainha da Paz (FCARP).
Araputanga-MT
2014
Biologia molecular como Ferramenta no esporte de alto rendimento
Possibilidade e Perspectivas
Uma busca constante no esporte de alto rendimento é a melhora no desempenho. Varias tem sido utilizada com esse propósito, como programas de treinamento cada vez mais controlados e recursos egogênicos. Alem disso, em determinadas modalidades esportivas, tecnologias modernas são empregadas no desenvolvimento de calçados, roupas e equipamentos esportivos.
Os objetivos específicos desta revisão de literatura são: apresentar a importância da biologia molecular no organismo; os meios pelos quais ela pode ser utilizada com o objetivo de aumentar o desempenho esportivo; e quais são os alvos bioquímicos dessas intervenções. Também será descrito como o sexo pode ser identificado por meio de uma ferramenta biológica molecular.
DNA Como Regulador do Funcionamento Do Organismo
O primeiro deles e chamado de Dogma Central da biologia molecular, segundo o qual o código da vida esta contido no DNA i por meio dele e transmitido às diferentes gerações. No DNA, toda informação e armazenada em apenas quatro nucleotídeos- Citosina, Guanina, Adenina e Timina. Cada seqüência desses nucleotídeos capas de, após os processos de transcrição e tradução dar origem a uma proteína é denominada Gene. Ate o momento foram identificados cerca 30 mil genes,